Oque é jejum intermitente?

O Jejum Intermitente é uma tendência que vem crescendo no meio fitness. Mas especialistas afirmam que o jejum intermitente não é eficiente apenas para emagrecer, mas também traz muitos benefícios para a nossa saúde de uma forma geral.

Oque é jejum intermitente?

Jejum Intermitente – 10 mitos e verdades

 

O Jejum Intermitente é uma tendência que vem crescendo no meio fitness. Mas especialistas afirmam que o jejum intermitente não é eficiente apenas para emagrecer, mas também traz muitos benefícios para a nossa saúde de uma forma geral.

o que é jejum intermitente

benefícios do jejum intermitente

 

Apesar dos benefícios, o jejum intermitente não é recomendado para todas as pessoas. Por isso, é necessário que você consulte um profissional antes de decidir adotar o jejum intermitente em sua rotina.

 

Por exemplo, o jejum intermitente não é indicado para crianças, adolescentes, idosos, gestantes ou diabéticos.

 

O que é o Jejum Intermitente?

 

O Jejum Intermitente é uma prática que consiste em fazer períodos maiores de jejum. Ele é recomendado para ser feito de 2 a 3 vezes por semana. Quem pratica o Jejum Intermitente chega a ficar entre 16 a 24 horas de jejum.

 

Como fazer o Jejum Intermitente?

 

Para o Jejum Intermitente dar certo, não basta ficar um longo período sem comer. É preciso ter uma alimentação adequada nos períodos fora do jejum.

 

O primeiro passo, antes mesmo de começar o Jejum Intermitente, é melhorar a sua alimentação. É preciso ter uma alimentação que suporte o longo período que você ficará sem comer.

 

O segundo passo é entender o que o seu corpo precisa e suporta. Não se arrisque a ficar um longo período sem comer logo no início. O ideal é começar aos poucos. De preferência, com um jejum noturno de 12 horas. Depois, aos poucos, e se o jejum der efeito, vá aumentando esse tempo.

 

Adotar o Jejum Intermitente para a sua rotina de alimentação não é uma tarefa fácil. Mas, acredite, o seu corpo consegue se acostumar. Basta ter uma alimentação adequada e se hidratar bastante nos períodos do jejum. A água é essencial para manter o nosso corpo hidratado e o organismo em pleno funcionamento.

 

Tipos de Jejum Intermitente

 

  1. Jejum de 16 horas

 

Esse é o jejum intermitente mais comum. Consiste em comer no intervalo de 8 horas, geralmente das 10 ás 18 da tarde, e não comer nas 16 horas restantes.

 

  1. Jejum de 24 horas

 

Esse jejum intermitente consiste em ficar 24 horas sem comer por dois dias na semana. Lembrando que essa frequência de 2 dias por semana sem comer não deve ser expandida, ainda que os efeitos sejam positivos.

 

  1. Jejum de 36 horas

 

Esse tipo de jejum intermitente não é recomendado para qualquer pessoa. É claro que os outros dois tipos de jejum aqui explicados também devem ter o acompanhamento de um profissional. Porém, o jejum de 36 horas precisa de um acompanhamento ainda mais frequente.

 

Só precisa fazer o jejum de 36 horas, uma vez por semana, quem de fato precise usufruir melhor dos benefícios do jejum intermitente.

 

 

10 mitos ou verdades sobre o Jejum Intermitente

 

  • O Jejum Intermitente emagrece?

 

Verdade!

 jejum intermitente emagrece?

jejum intermitente emagrece?

Se a pessoa tem uma alimentação adequada fora dos períodos do jejum e for orientada por um profissional, o jejum intermitente ajuda a emagrecer.

 

  • Quem pratica o jejum intermitente não pode beber muita água

Mito!

 

Muitas pessoas ignoram os benefícios da água em uma alimentação. Porém, quem adota o jejum intermitente deve tomar ainda mais água, especialmente nos períodos de jejum, para manter o corpo hidratado.

 

  • É difícil se adaptar ao Jejum Intermitente?

 

Verdade!

 

Mudar hábitos de alimentação já é difícil por si só. O Jejum Intermitente exige muita força de vontade para mudar. E o corpo também precisa se adaptar a essa nova rotina.

 

  • O Jejum Intermitente é muito arriscado para a nossa saúde?

 

Verdade!

 

Quando o jejum intermitente é feito sem a orientação de um profissional, o jejum intermitente causa riscos como desidratação e fraqueza muscular.

 

  • O jejum intermitente aprimora o nosso paladar?

 

Verdade!

 

Todo tipo de jejum, de uma forma geral, aumenta a sensibilidade das nossas papilas gustativas.

 

  • O Jejum Intermitente causa gastrite?

 

Mito!

 

O Jejum Intermitente isolado não causa gastrite. A causa da gastrite é a má alimentação de quem o pratica.

 

  • O jejum intermitente baixa o nível de insulina no sangue?

Verdade!

 

Nos períodos em que a pessoa fica sem comer, o nível de insulina no sangue fica baixo. Esse é um dos fatores que favorece o emagrecimento, inclusive.

 

  • Os níveis hormonais crescem?

 

Verdade!

 

Nos períodos do jejum, a produção de hormônios em nosso corpo aumenta.

 

  • As gestantes não podem fazer o jejum intermitente?

 

Verdade!

 

A mulher grávida precisa de muitos nutrientes. A gestante que faz o jejum intermitente corre o risco de sofrer desmaios, além de dar um desenvolvimento precário para o bebê e de desenvolver hipoglicemia.

  • Você não pode fazer exercícios físicos no período do jejum?

Mito!

 

Você pode fazer exercícios físicos no horário do jejum intermitente, desde que sejam exercícios leves que não exijam muito esforço do seu corpo. O ideal é que esses exercícios sejam feitos próximo do fim do jejum, próximos ao horário da refeição.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.