Prós e contras dos suplementos alimentares

Prós e contras dos suplementos alimentares

Suplementos Χ nutrição

Quem nunca ouviu falar em suplementos alimentares, é porque nunca pesquisou nada na área da nutrição e saúde, afinal, eles estão cada dia mais inseridos e são vendidos em, praticamente, qualquer lugar hoje em dia.

Suplementos alimentares são os produtos destinados a complementar uma dieta normal em calorias e em proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras, e gorduras dependendo de pessoas pra pessoa.

Os suplementos geralmente visam as necessidades de atletas de alta performance, praticantes de atividades físicas e pessoas que queiram complementar a dieta para ganho de peso.

suplementos

suplementos

Existem várias categorias de suplementos, dentre elas, as principais são:

  • Dextrose;
  • Maltodextrina;
  • Frutose + glucose + maltodextrina.

Obs.: Nenhum deles deve ser usado sem recomendação médica!

Benefícios do uso de suplementos

Obviamente os suplementos não fazem milagres sozinhos, eles tem de ser acompanhados de uma boa dieta, e atividades físicas regulares, bem como, uma aplicação nas doses e horários certos!

Assim sendo, podem trazer ótimos resultados, pois eles também têm uma função de repor fibras musculares, regulam a glicemia, ajudam nos casos de desnutrição e em casos de pré e pós-cirúrgicos.

Além de auxiliar a parte imunológica, ele também é ótimo contra alguns casos de obesidade, pois os suplementos dão a sensação de saciedade.

Um dos problemas na questão dos suplementos são os efeitos colaterais da creatina, alguns especialistas dizem que o uso prolongado da creatina pode causar problemas nos rins e no fígado, órgãos que metabolizam a substancia.

Se você se interessou pelo uso dos suplementos e acredita que eles possam lhe ajudar a atingir seu objetivo, aqui vai uma lista dos 5 suplementos mais famosos do mundo:

 

Quinto lugar: Substitutos de refeição

Prós – Podem substituir uma refeição em um horário onde o consumo de alimentos se torna inviável. Contém grande quantidade de proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, minerais e fibras.

Contras – Produto se torna muito caro quando comparado a uma boa refeição sólida, que pode conter o mesmo ou mais nutrientes importantes para o crescimento muscular.

Quarto lugar: Óxido nítrico

Prós – Gera um aumento de força e explosão muscular , devido ao aumento dos vasos sanguíneos.

Contras – Tem um custo x benefício ruim, quando comparado a creatina que tem propriedades semelhantes, porém é mais barata.

 

Terceiro lugar: Multivitamínicos

Prós – Aceleram a recuperação muscular e contribuem para a manutenção do corpo humano, vital para a saúde.

Contras – Uma dieta bem balanceada pode suprir toda a necessidade do corpo por vitaminas e minerais, afetando o custo x benefício do produto.

 

Segundo lugar: Creatina

Prós – O suplemento mais famoso do mundo, gera um aumento expressivo de força, explosão muscular e ganho de massa muscular.

Contra – O consumo excessivo, de acordo com alguns especialistas, pode afetar o perfeito funcionamento dos rins.

 

Primeiro lugar: Whey protein

Prós – De nada adianta usar qualquer outro tipo de suplemento, se a sua dieta está carente em proteína. Proteína é o nutriente-chave para quem realmente deseja conquistar massa muscular.

Contra – Wheys de qualidade podem ser bem caros!

 

É importante lembrar que nenhum deles faz milagres, você deve ter sempre um acompanhamento médico, ou de seu nutricionista.

Além disso, você precisa estar seguindo uma dieta balanceada para conseguir bons resultados, pois esse tipo de produto pode trazer riscos, caso você tenha algum problema de saúde.

Então, não aposte todas as suas fichas nos suplementos. Trate-os como realmente são: “Suplementos”, ou seja, um algo mais e não o todo.

Além de poder sair bem cara a “brincadeira”, a grande maioria ainda pode lhe fazer mal se for utilizado sem um acompanhamento médico ou nutricional. Portanto, tome sempre muito cuidado antes de realizar aplicações de suplementos em sua rotina!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.