Um chazinho, por favor!

O chá é uma bebida muito antiga que era usada como único método de remédio para combater algumas doenças, mas com o passar do tempo ele ganhou outras finalidades e se diversificou de diferentes maneiras, sendo assim ele continuou através dos tempos, sendo um habito saudável, gostoso e proporcionando um verdadeiro milagre para curar aflições do corpo e da alma. Entretanto, algumas pessoas acreditam que fazer chá é ferver a água, colocar a erva, coar e beber. Mas um verdadeiro chá exige alguns cuidados, como saber se a erva indicada deve ser preparada em infusão ou decocção. Aprenda a diferença:

Infusão

Coloca-se a erva na xícara e, em seguida a água fervente, deixando em repouso por algum tempo. Esse tipo de preparo em geral é indicado para ervas que não liberam seus princípios ativos em baixas temperaturas, mas que também não podem ser fervidas, pois perdem suas propriedades curativas.

Decocção

É o processo de ferver, por certo tempo a erva com a água. Esse procedimento é utilizado para ervas que contêm princípios estáveis ao calor ou ainda para partes mais resistentes das plantas como raízes, caules e cascas.

Bom! Agora que você já sabe a diferença da infusão e decocção, vou deixar quatro receitas de chá para vocês contra gripes e resfriados.

Chá de Canela

foto reprodução

foto reprodução

Ingredientes:

1 xícara(chá)de água

1 pedaço de canela em pau

1 rodela de limão

Modo de preparo:

Leve a água para ferver com a canela e o limão. Quando começar a ferver, apague o fogo, espere amornar, coe e beba uma xícara a cada 8 horas.

Chá de eucalipto

foto reprodução

foto reprodução

Ingredientes:

2 colheres(sopa) de folhas secas de eucalipto

1 litro de água

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque as folhas com a água e aqueça no fogo até começar a ferver. Deixe amornar, coe e tome 1 xícara a cada 6 horas.

Chá de alho

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de água

3 dentes de alho sem o bulbo e espremidos

1 pedaço de gengibre

3 cravos

1 pedaço de canela em pau

2 colheres(sopa) de mel de guaco ou de eucalipto

suco de 1 limão

 

Modo de preparo:

Ferva a água e apague o fogo. Junte o alho, o gengibre, o cravo, a canela, o suco de limão e o mel. Tome bem quente e respire o vapor que ele exala.

Chá de limão

chá de limão,é um dos melhores chá do mundo

chá de limão,é um dos melhores chá do mundo

Ingredientes:

1 copo de água

1 limão galego

Modo de preparo:

Corte o limão em quatro e leve para ferver  na água, deixando por cinco minutos. Espere amornar e beba três vezes ao dia.

Espero ter te ajudado com esse artigo se você gostou curta comente e compartilhe com suas redes sociais

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.