Celulite – Causas e Tratamento

A famosa Celulite tem um nome técnico, Lipodistrofia Ginoide. O termo científico tem relação com a infecção bacteriana da pele subcutânea. Porém, o termo mais popular, Celulite, já é reconhecido pelos profissionais da saúde.

Celulite – Causas e Tratamento

Entenda o que é a celulite

 

A famosa Celulite tem um nome técnico, Lipodistrofia Ginoide. O termo científico tem relação com a infecção bacteriana da pele subcutânea. Porém, o termo mais popular, Celulite, já é reconhecido pelos profissionais da saúde.

 

O que é Celulite?

 

Celulite é uma alteração na pele que é causada pelo acúmulo de gordura, de água e de toxinas nas células. Esse acúmulo faz com que as células fiquem mais cheias e mais rígidas, deixando a pele com alguns desníveis, como retrações, ondulações e nódulos.

 

No que diz respeito à aparência externa, a Celulite se manifesta por meio de pequenos furinhos indesejados na pele, especialmente na perna e no bumbum. É um efeito que também é conhecido pelo termo popular “casca de laranja”.

 

Essa aparência é causada porque o tecido gorduroso que há na pele também sofre alterações. A microcirculação nessas regiões também é alterada e o tecido fibroso, consequentemente, aumenta.

 

A Celulite não é considerada uma condição grave de saúde. O incômodo com a Celulite, na maioria dos casos, é puramente estético. É muito desconfortável, para a maioria das mulheres, ter esses pequenos furos na pele que caracterizam a celulite.

 

Tipos de Celulite

 

O grau de celulite pode ser descoberto por meio de uma escala que foi criada com o objetivo de determinar o quanto uma pele está sendo afetada pelo problema.

 

O método “Cellulite Severity Scale” foi desenvolvido por três dermatologistas: Doris Hexsel, Camile Hexsel e Taciana Dal Forno. Esse método foi bem-sucedido aqui no Brasil e já conquistou inclusive reconhecimento internacional.

 

Esse método foi criado para avaliar a celulite de forma mais objetiva e faz isso por meio de uma análise das suas características mais comuns. São elas:

 

  • Presença de flacidez na pele;
  • Graus da antiga classificação;
  • Presença de lesões elevadas;
  • Número e profundidade de depressões;
  • Aspecto das áreas elevadas da celulite;

 

Para cada uma das características elencadas acima, é dada uma pontuação de 0 a 3, de acordo com a gravidade. A soma desses pontos é o que vai determinar se a celulite da mulher é:

 

  1. Leve – para pontuações finais de 1 a 5 pontos.
  2. Média – para pontuações finais de 6 a 10 pontos.
  3. Grave – para pontuações finais de 11 a 15 pontos.
como combater a celulite

Imagem ilustrativa de celulite

Descobrindo o nível da celulite, é possível saber qual é o tratamento mais indicado para tratá-la.

Causas da Celulite

 

Muitos fatores podem levar uma pessoa a desenvolver celulite. O excesso de peso é um desses fatores. Porém, até mesmo nas mulheres que estão dentro do seu peso ideal, a quantidade de gordura acumulada pode ser maior do que a massa muscular, causando então a celulite.

 

Ou seja, mesmo que uma mulher esteja dentro ou abaixo do seu peso ideal, ela pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura. Nesses casos, ter celulite é inevitável. Mas é sempre possível tratar.

 

Em muitos casos, o acúmulo de gordura nas mulheres está associado à produção de hormônios e a alterações na microcirculação. Outros fatores como o cigarro, o estresse, uma má alimentação e a falta de exercícios físicos podem favorecer a celulite.

 

Como combater a Celulite

 

Os profissionais mais indicados para diagnosticar e tratar a celulite são os dermatologistas e os cirurgiões plásticos.

 

Os métodos de tratamento mais populares são:

 

  1. Drenagem Linfática

 

A Drenagem Linfática é indicada para todos os níveis de celulite. Essa técnica consiste em uma massagem nas regiões que foram atingidas pela celulite.

 

A Drenagem Linfática serve para melhorar a circulação no local onde está a celulite, além de ajudar a eliminar o líquido que está acumulado nos tecidos. Essa massagem diminui a sensação de inchaço das mulheres que sofrem com a celulite.

 

  1. Massagem Modeladora

combatendo a celulite

um excelente alternativa no tratamento da celulite

A Drenagem Linfática estimula que o líquido acumulado nos tecidos seja eliminado. Já a massagem modeladora atua não apenas sobre o sistema linfático como também sobre as placas de gordura.

 

A massagem modeladora isolada pode não trazer resultados muito satisfatórios. Porém, o profissional pode combinar a massagem modeladora com alguns aparelhos para congelamento de gordura como o laser, o ultrassom ou a radiofrequência.

 

  1. Creme Anticelulite

amenize os efeitos da celulite

o melhor tratamento anti celulite

É claro que não existe uma solução cosmética definitiva para combater a celulite. Porém, o uso de alguns produtos com retinoides, castanha da Índia e extrato de Chá Verde podem ser usados para melhorar a circulação e estimular a produção de colágeno nas regiões afetadas pela celulite.

 

O importante é você conseguir combinar os cremes anticelulite com uma rotina de exercícios físicos e hábitos saudáveis de alimentação.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.