Tipos de Açúcares

Tipos de Açúcares

Qual o melhor açúcar para a saúde?

Quantas vezes você já escutou falar que o adoçante é melhor que o açúcar, ou então que é melhor apenas mudar o tipo de açúcar? Neste artigo, eu vou esclarecer todas as dúvidas mais comuns sobre esse delicioso ingrediente que está presente no dia a dia de muitas pessoas.

O açúcar é um ingrediente que faz bem a saúde, porém, escolher o tipo menos saudável e ainda comer em grandes quantidades pode prejudicar a saúde de qualquer pessoa.

Com o tempo foi descoberto o adoçante. Ele que parece ser uma boa opção para quem deseja diminuir os níveis de açúcar no corpo, mas continuar adoçando o suco, café, enfim. Porém, por incrível que pareça o adoçante não é uma boa opção para a sua saúde.

Ele contém muitos aditivos químicos e está bem longe de ser tão natural quanto dizem por ai. Portanto, optar pelo açúcar é uma escolha inteligente, porém, o que eu vou te ensinar é que o tipo de açúcar que pode ser prejudicial ou não, além da quantidade certa e muitos outros detalhes, veja:

Conheça os açúcares saudáveis

O açúcar mais utilizado é o refinado. Ele é o branco que muitas pessoas utilizam em doces, bolos, sucos e demais alimentos. Porém, esse é o tipo mais prejudicial a saúde.

Ele passa por diversos processos químicos e industrializados que são verdadeiros inimigos de quem busca um corpo perfeito e ainda com uma saúde em dia.

Portanto, se você quer ter mais saúde, é melhor deixar o refinado de lado. Você vai conferir agora quais são os tipos de açúcar que auxiliam o corpo de dentro para fora:

Açúcar mascavo: o açúcar mascavo tem uma aparência bem diferente do que você está acostumado a encontrar por aí. Ele aparece como uma areia, tem um tom mais marrom e é mais fino.

Ele contém menores quantidades químicas na sua composição, e por isso, ao ser colocado em um suco, por exemplo, não ficará tão doce e melado.

É uma excelente escolha para quem quer emagrecer ou então deseja manter a saúde em dia. Faz muito bem para prevenir doenças e aumentar a sua imunidade.

Açúcar orgânico: o açúcar orgânico é totalmente natural, não possui aditivos químicos e faz muito bem para a saúde.

Diferentemente do mascavo, ele é mais cristalizado, portanto, pode adoçar um pouco mais a sua bebida ou doce.

Demerara

O açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, proporciona um sabor mais acentuado para as preparações.Depois dele, vem um ainda mais leve, mais suave mais sofisticado, estou falando do açúcar de coco,o preço é salgado ,mais os beneficios compensam os valores,segundo os especialista do assunto esse é um açúcar que até diabético pode consumir;

De olho na quantidade de açúcar

Ninguém vive sem o açúcar, ele é um composto que está presente em muitos alimentos. Além do açúcar que é produzido e estão nas prateleiras dos mercados, também não podemos esquecer que existe o açúcar natural das frutas.

Essa é uma excelente forma de consumir o ingrediente, porém de uma maneira muito mais saudável. Porém, se não for o caso de consumi-lo diretamente de uma fonte tão natural como essa, é preciso saber escolher o tipo certo.

Seja mascavo ou orgânico também é necessário saber a quantidade certa. Uma a duas colheres de sopa são essenciais para adoçar uma bebida.

Além destes tipos mais comuns, ainda é possível encontrar açúcares cristais,Glaçúcar, açúcares “light” (normalmente composto por sacarose e sucralose, adoça 2x mais que o açúcar), açúcares saborizados (baunilha, limão, especiarias) e até mesmo açúcar líquido (perfeito para a indústria e mixologia, pois dilui perfeitamente em qualquer preparação, além de ajudar a não cristalizar).Mais esses últimos não é nada saudável, alguns deles são usados mais por quem trabalha com confeitaria;

tipos de açucar-2

Dica, se a sua intenção é usar os mais lights, então eu recomendo o mascavo, ou de coco;

Se você gostou desse artigo deixe um comentário;

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.